Invictos no Jogos da Juventude, times de handebol do DF buscam vaga na 2ª divisão

    0
    8


    A terceira fase dos Jogos da Juventude começou com bons resultados para as equipes de handebol do Distrito Federal. Nesta segunda-feira (25), a equipe feminina abriu o dia com uma vitória contundente sobre a Bahia, no Centro de Convenções de João Pessoa. À tarde, a equipe masculina entrou em quadra no Ginásio Ronaldão para enfrentar Rondônia e também garantiu a vitória. Com isso, ambas as equipes do DF venceram seus dois primeiros jogos e seguem firmes na busca por uma vaga na segunda divisão, já que atualmente competem na terceira.

    Nesta segunda (25), o time masculino do DF venceu o segundo jogo por 28 a 22 contra os atletas de Rondônia | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

    Dentro dos Jogos da Juventude, algumas modalidades são organizadas em divisões para equilibrar os confrontos. O handebol é uma delas, com três divisões no total. O DF, que está na terceira, busca neste ano a ascensão à segunda divisão.

    A jornada até a meta começou bem para o time masculino. Na segunda-feira, a equipe brasiliense venceu Rondônia por 28 a 22. A maioria dos jogadores da equipe é formada por estudantes da rede pública de ensino. Seis dos 11 atletas frequentam o Centro de Ensino Médio (CEM) 414 e o Centro Educacional (CED) 123, ambos em Samambaia.

    Seis dos 11 atletas da equipe de handebol masculino estudam na rede pública de ensino do DF, em Samambaia

    O entrosamento da equipe pode ser um diferencial na busca pela classificação, segundo Luiz Eduardo Barigchum, de 17 anos, central do time e aluno do CEM 414. “A gente joga desde novo, desde o 5º ano. Então sempre jogamos juntos ou contra. Além disso, treinamos muito para realmente conseguir a vaga na segunda divisão. Para isso, nos reunimos duas vezes por semana, já que temos atletas de diferentes escolas”, explicou o estreante nos Jogos da Juventude.

    Luiz Eduardo pratica handebol desde os 8 anos, influenciado pela família. Sua tia foi goleira da Seleção Brasileira Feminina de Handebol, e seu pai também jogava o esporte.

    Feminino

    Após praticar outros esportes, aos 9 anos, Kamille Vitória Grassi começou a jogar handebol

    Kamille Vitória Grassi, estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 13 de Ceilândia, também está disputando pela primeira vez os Jogos da Juventude. Após a vitória do time feminino do DF por 39 a 12 contra a Bahia, ela se mostrou confiante, mas cautelosa em relação ao futuro da competição. “A gente está bem, o time veio preparado, mas nunca sabemos o que podemos enfrentar pela frente”, disse a atleta de 15 anos.

    Ela começou a praticar handebol aos 9 anos, após experimentar outros esportes como jiu-jitsu, natação e tênis de mesa. Apaixonada pelo esporte desde cedo, ela destacou a energia da competição em João Pessoa. “O que mais gostei foram as ativações que têm para os atletas descontraírem”, afirmou a atleta.

    Dose dupla de bronze no atletismo

    A terceira e última etapa da competição teve início no domingo (24) com uma medalha de prata para o Distrito Federal, conquistada por Mychelle Rodrigues, estudante do CEM 01 do Paranoá, na prova feminina de marcha atlética. Na segunda-feira (25), a delegação brasiliense repetiu o sucesso, subindo ao pódio mais duas vezes no atletismo.

    O primeiro bronze foi conquistado por Henrique Alencar, aluno do CEM Asa Norte (Cean), que ficou em terceiro lugar nos 400 metros, atrás apenas de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

    O segundo bronze foi conquistado por Josué Barros Natividade, estudante do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, que também garantiu o terceiro lugar na prova dos 800 metros. Com esses dois bronzes, o Distrito Federal soma 11 medalhas e ocupa o 18º lugar no ranking geral.

    Os Jogos da Juventude 2024 seguem até quinta-feira (28).

    *Com informações da SEEDF

     



    Source link

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here