GDF prepara servidores para uma aposentadoria saudável

    0
    75


    A aposentadoria é um momento de muita reflexão e planejamento; e, para preparar os servidores mais antigos para mais esta fase de forma que eles consigam se ajustar melhor à vida de aposentados, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) lançou nesta terça-feira (8) a segunda edição do Programa de Orientação para Aposentadoria 2024. O objetivo é mostrar que essa transição é melhor se houver menos prejuízos ao bem-estar financeiro, físico e psicológico dos trabalhadores.

    Aberto com uma palestra sobre os aspectos psicossociais da aposentadoria, o programa terá, ao todo, quatro encontros, agendados até 19 de novembro | Foto: Cynthia Ribeiro/Sedes

    “Ao trazer esse programa para a Sedes, nossa intenção é fornecer ferramentas para que os nossos servidores possam fazer essa transição de forma saudável”

    Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social

    A iniciativa é destinada aos servidores da Sedes que estão próximos da aposentadoria, ou que já se encontram em abono de permanência. O projeto é desenvolvido pela Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, da Secretaria de Economia (Seec-DF), e organizado pela Coordenação de Gestão de Pessoas da Sedes. 

    Atividades

    “A aposentadoria pode ser um processo difícil se a pessoa não se preparar para essa nova fase da vida, se não tiver autoconhecimento, educação financeira”, lembra a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Ao trazer esse programa para a Sedes, nossa intenção é fornecer ferramentas para que os nossos servidores possam fazer essa transição de forma saudável.”

    Na abertura do programa, foi ministrada a palestra Aspectos psicossociais do processo de aposentadoria. Nos demais encontros, estão programadas oficinas sobre os temas Desenvolvimento humano e autoconhecimento e educação financeira (dia 22), Neuróbica – a importância de exercitar o cérebro (5/11) e Projetos de vida – elaboração e implementação (19/11), sempre das 9h às 11h30. Cerca de 30 servidores da Sedes estão inscritos no programa.

    Orientação

    “Percebemos que a maioria não tinha ideia da importância de se preparar para a aposentadoria, nunca tinha pensado sobre isso”

    Jacqueline Ferraz, psicóloga e idealizadora do programa

    Coordenadora do Programa de Orientação para Aposentadoria no GDF e idealizadora do programa, a psicóloga Jacqueline Ferraz, da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seec-DF, informa que o programa surgiu a partir da identificação das demandas de servidores em processo de aposentadoria.

    “Percebemos que a maioria não tinha ideia da importância de se preparar para a aposentadoria, nunca tinha pensado sobre isso”, relata. “Pouquíssimas pessoas tinham o hábito do planejamento a curto, médio e longo prazos. Percebemos a questão do sofrimento, porque elas precisavam desse acolhimento de informação; pensavam muito na parte administrativa e burocrática e esqueciam os aspectos que envolvem esse processo.”

    O programa também é adotado por outras secretarias do GDF, adaptado de acordo com a demanda e a necessidade das pastas que requisitam o suporte. “A metodologia para execução do programa varia de secretaria para secretaria”, explica a psicóloga.

    “Nós estabelecemos um plano de ação customizado de acordo com a realidade de cada pasta”, prossegue Jacqueline. “As principais metodologias são as palestras, que são espaços coletivos de reflexão, oficinas temáticas, grupos focais, grupos opinativos. No geral, desenvolvemos oficinas temáticas que são bastante interativas e imersivas, vivências que a gente propõe, com formulários, desenhos, filmes, músicas.”

    Prestes a se aposentar, a servidora Nelma da Conceição, atualmente lotada no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Taguatinga, se manifesta animada com o programa.

    “É muita novidade, muito interessante”, comemora. “Eu vou até passar para o meu irmão, que é aposentado da Secretaria de Educação. Lembro-me de ele dizer: ‘Nelma, a gente, quando aposentou não tinha nada. Não tivemos isso. Mas vocês têm agora, olha que legal’. Eu gostei muito. Antes não planejava nada, agora estou com muitas ideias.”

    *Com informações da Sedes-DF



    Source link

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here