Ação atende 17 pessoas em situação de rua no DF durante o fim de semana

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    As ações de acolhimento que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua atenderam 17 pessoas no Plano Piloto, neste final de semana. Coordenado pela Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF), a operação passou por 11 pontos da região administrativa, oferecendo serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, moradia e acolhimento.

    Ao longo deste final de semana, as ações de acolhimento à população em situação de rua atenderam 17 pessoas em 11 pontos do Plano Piloto | Foto: Agência Brasília

    No sábado (14) e domingo (15), as equipes estiveram em áreas próximas ao Centro de Convenções Ulisses Guimarães, na Torre de TV e no Eixo W/L Norte. No total, foram desmontadas 18 estruturas precárias e utilizados três caminhões de entulho para recolher os materiais inservíveis e encaminhá-los para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Já entre os dias 10 e 13, as ações contemplaram sete pontos no Plano Piloto, atendendo oito pessoas e retirando 11 estruturas precárias, com apoio de oito caminhões.

    “Este GDF atua de forma incansável para levar dignidade para todas as pessoas que estão em situação de rua”, frisa o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha. “A orientação do governador Ibaneis Rocha é que as equipes apresentem os programas de acolhimento, de capacitação profissional, e que abrem o caminho para ter uma casa própria, entre outros, para levar condições dignas de vida para todos que buscaram Brasília para viver.”

    Foram desmontadas 18 estruturas precárias e utilizados três caminhões para recolher os materiais inservíveis e encaminhá-los para a URE do Serviço de Limpeza Urbana

    Plano de ação

    As ações de acolhimento seguem as diretrizes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF. Os trabalhos envolvem as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além de Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.

    Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual – além de um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Também são disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.

    O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, das ações de abordagem à população de rua no último ano. Os trabalhos de acolhimento começaram a ser implementados após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.



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